Info DGEEC N.º 3

TESTEMUNHOS O estágio curricular efetuado na DGEEC, mais concretamente na Unidade Portuguesa da Rede Eurydice, permitiu desenvolver e aplicar, em contexto laboral, competências teóricas e metodológicas apreendidas em contexto académico. Neste sentido, possibilitou posse de experiência laboral na área da Sociologia, contacto com a profissão e respetivos profissionais da área, bem como aplicar conhecimentos académicos adquiridos ao longo da licenciatura em Sociologia e desenvolvimento de outras competências profissionais. Proporcionou, também, o contacto com atividades e colegas da Rede, mobilizando conhecimentos em prol de um objetivo. Este estágio mostrou-se potenciador e proporcionador de crescimento pessoal, académico e, sobretudo, profissional, ao ser um meio de contacto com o mercado de trabalho da área de Sociologia e competências associadas. Maria Leonor Mobilha de Carvalho Estudante da Licenciatura em Sociologia no ISCTE –IUL Estágio curricular na Unidade Portuguesa da Rede Eurydice (UPRE) We had the pleasure of conducting a Counterfactual Impact Evaluation (CIE) for education policies at the Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência in Lisbon on the 6th and 7th of June. This training session marked an important milestone for the Learning Lab, as it was the first country tailored training course since it was launched in November 2022. Our primary objective was to provide participants with a comprehensive understanding of CIE techniques for the evaluation of education policies. Throughout the training, we utilized numerous examples of evaluations carried out by researchers in Portugal's education sector. The abundance of education administrative data in the country offers a unique opportunity to continue and expand this type of policy evaluation. We were thrilled to witness the enthusiasm and active engagement of the participants during the course. Their proactive involvement contributed significantly to the overall success of the training. We sincerely hope that the training proved valuable to all participants and will contribute to the promotion and capacity building of counterfactual policy evaluation of education policies in Portugal. We extend our heartfelt gratitude for the warm welcome we received and appreciate your active participation throughout the course. Silvia Granato, Joint Research Centre (JCR) Manuel Serrano-Alarcon, Joint Research Centre (JCR) Rossella Cravetto, Directorate-General for Education and Culture (DG EAC) Naïs Rigollet, Directorate-General for Education and Culture (DG EAC) The Learning Lab Team -European Commission Formadores do Tailored Training on Counterfactual Impact Evaluation for education policies 48 Info N.º 3 Julho 2023 No decorrer do estágio curricular na DGEEC, mais especificamente na divisão da DEES, tive a oportunidade de colaborar com uma equipa extremamente dedicada e profissional. Esta experiência proporcionou-me a oportunidade única de acompanhar algumas das fases dos inquéritos lançados na área da Estatística do Ensino Superior em Portugal, nomeadamente no que é referente à recolha e análise estatística de informações relacionadas aos recursos humanos no Ensino Superior. Neste contexto, a equipa da DEES desafiou-me a elaborar um dashboard de monitorização que me deu a conhecer alguns dos indicadores estatísticos referentes a docentes, não docentes e investigadores, o que me permitiu compreender as dinâmicas e desafios presentes na análise do sistema educacional. Além disso, foi-me fornecido um período de formação com softwares especializados no âmbito da estatística e base de dados, extremamente valiosa para as competências de elaboração de pesquisa associadas ao exercer das atividades profissionais de um sociólogo. Este estágio não só me proporcionou uma compreensão mais aprofundada das políticas educacionais e científicas, incluindo programas educacionais, iniciativas nacionais e projetos internacionais como também me permitiu conhecer as áreas de atuação da profissão de sociólogo, as práticas profissionais, problemas e soluções mobilizadas no exercício da atividade. Dito isto, tenho a agradecer à DGEEC pela experiência enriquecedora, pelos momentos valiosos de aprendizagem e pelo apoio contínuo prestado. Ana Sofia Semião de Mendonça Trabulo Estudante da Licenciatura em Sociologia no ISCTE-IUL Estágio curricular na Divisão de Estatística do Ensino Superior (DEES) No âmbito do estágio curricular de licenciatura na Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, orientado pelo Dr. Nuno Cabral (DEGADI), constatou-se uma experiência bastante enriquecedora na medida em que me concederam a oportunidade de mobilizar os conhecimentos que adquiri durantes a Licenciatura, bem como a aprendizagem de novos conteúdos relevantes para o meu futuro, quer académico quer profissional, destacando a linguagem SQL que me irá ser muito útil. Ao longo do estágio tive a oportunidade de assistir a duas edições do Fórum Estatístico, algo bastante interessante de presenciar. Este ambiente de partilha permitiu-me conhecer não só os projetos da Divisão onde estava inserida, como também os projetos desenvolvidos pelas restantes equipas da DGEEC. Joana Silva Estudante da Licenciatura em Sociologia no ISCTE-IUL Estágio curricular na Divisão de Estudos e de Gestão do Acesso a Dados para Investigação (DEGADI) Testemunhos de formadores, estagiários e investigadores que tiveram contacto com a DGEEC no 2.º trimestre de 2023

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==