ESTUDOS Health Behaviour School Aged Children - Estudo da OMS O estudo HBSC/OMS ocorre em 51 países do mundo, 22 dos quais da União Europeia, é coordenado em Portugal pelas Professoras Margarida Gaspar de Matos e Tânia Gaspar, e desenvolvido pela equipa do projeto Aventura Social e do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Universidade de Lisboa, com o apoio da Direção-Geral de Saúde (DGS) e da DGEEC. Realiza-se em Portugal desde 1998 e estuda os comportamentos e a saúde dos adolescentes nos seus contextos de vida. De 4 em 4 anos inclui amostras representativas de alunos de 11, 13 e 15 anos, sendo que em Portugal são incluídos alunos dos 6.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade. Info N.º 3 Julho 2023 43 "Learn to Fly/ Aprende a Voar" “Learn to Fly/ Aprende a Voar” é uma iniciativa da Aventura Social e da Fundação Calouste Gulbenkian, dirigida a crianças entre os 3 e os 10 anos (educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico), educadores, professores e famílias, com o objetivo de promover a participação social e o diálogo entre gerações, através da identificação e ação em temas societais relevantes, e em simultâneo desenvolver a flexibilidade psicológica, abertura, curiosidade, autonomia e autorregulação em crianças no início da sua carreira escolar. É assente numa metodologia participativa e em conceitos da 3ª geração de Terapias Cognitivo Comportamentais/ ACT - Acceptance Commitment Therapy. Estudo internacional Foram lançados no dia 27 de junho, 4 relatórios do estudo colaborativo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Health Behaviour School Aged Children(HBSC), 2021/2022 (Europa), acerca do impacto da pandemia de COVID-19 na saúde e no bem-estar dos jovens. Estudo nacional Realizou-se no dia 30 de maio, via plataforma zoom, a apresentação do Programa “Learn to Fly/ Aprende a Voar” e os seus resultados, com a participação do Diretor-Geral da DGEEC, Nuno Neto Rodrigues, na Mesa de Abertura. Brochura Informativa. Vídeoconferência. Os relatórios podem ser consultados na página da OMS: •Age, gender and class: how the COVID-19 pandemic affected school-aged children in the WHO European Region; •A network of care: the importance of social support for adolescents in the WHO European Region during the COVID-19 pandemic; •Navigating uncharted territory: school closures and adolescent experiences during the COVID19 pandemic in the WHO European Region; •Coping through crisis: COVID19 pandemic experiences and adolescent mental health and well-being in the WHO European Region. Estudos divulgados pela DGEEC.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==