Info DGEEC N.º 3

ATE 2023 Está a decorrer desde o dia 27 de fevereiro o questionário Apoio Tutorial Específico (ATE) para o ano letivo 2022/2023, junto das escolas públicas da rede do Ministério da Educação, com 2.º e/ou 3.º ciclos do ensino básico e/ou ensino secundário. Através do mesmo inquire-se a adesão ao ATE; a caraterização demográfica e escolar, o apoio tutorial e os resultados escolares dos alunos em ATE; bem como a caraterização demográfica, profissional e formativa dos professores tutores e grupos de tutoria. Mais informação sobre o ATE RAIDES22 O Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior (RAIDES) é um inquérito estatístico anual no âmbito do Sistema Estatístico Nacional, dirigido a todos os estabelecimentos do ensino superior, que visa caracterizar o sistema de ensino superior, na vertente de alunos inscritos e diplomados. O 2.º momento do inquérito decorreu entre 3 e 26 de abril. Mais informações sobre o RAIDES RTE 2022 Foi lançado a 5 de junho o questionário Recursos Tecnológicos das escolas (RTE) a todas as escolas públicas e privadas, dos diferentes níveis de ensino, recolhendo informação do número de computadores, quadros interativos e ligação à internet, entre outros, relativos ao ano 2021/2022. A DGEEC conduz esta operação estatística como órgão delegado do INE para a produção de estatísticas oficiais da Educação. Mais informação sobre os RTE INQUÉRITOS E PROJETOS EM CURSO ABRIL-JUNHO 2023 32 Info N.º 3 Julho 2023 ➢ EDUCAÇÃO ➢ ENSINO SUPERIOR REA 2023 Está a decorrer desde 20 de março o Recenseamento escolar anual (REA), lançadoa escolas privadas e de dupla tutela, recolhendo informação de alunos, docentes e não docentes, relativos ao ano 2022/2023. Esta operação estatística está enquadrada no Recenseamento Escolar Anual, que a DGEEC conduz como órgão delegado do INE para a produção de estatísticas oficiais da Educação. Mais informação sobre o REA AEC 2023 Decorreu entre 23 de março e 6 de abril a operação estatística Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), junto das escolas do 1.º ciclo da rede do Ministério da Educação, relativas à oferta e frequência de alunos em atividades de enriquecimento curricular no presente ano letivo 2022/2023. Os resultados preliminares foram divulgados a 5 de maio e a publicação dos resultados finais foi difundida a 9 de junho. Mais informação sobre as AEC EdInc 2023 Como forma de acompanhar a implementação do quadro legal de suporte à aprendizagem e à inclusão, foi lançado no dia 15 de junho o questionário “Educação Inclusiva 2022/2023” junto de escolas públicas com dupla tutela, escolas privadas e instituições de educação especial. Este questionário permite obter informação relativa a medidas seletivas e/ou adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão e os recursos humanos e organizacionais específicos mobilizados em cada escola. Mais informação sobre a EdInc Plano 21|23 Escola+ Dando continuidade ao trabalho iniciado no ano letivo anterior, foi lançada em maio de 2023, a quarta e última fase do questionário de monitorização do plano de recuperação de aprendizagens (Plano 21|23 Escola+), tendo o relatório final sido divulgado em junho. Direcionado às escolas públicas da rede do Ministério da Educação, o questionário incidiu no nível de adesão de ações específicas, dos recursos e alunos envolvidos, bem como da perceção de cada agrupamento de escolas (AE) ou escola não agrupada (ENA) sobre as ações implementadas, no que respeita ao impacto no processo de recuperação das aprendizagens dos alunos. Mais informação sobre o Plano 21|23 Escola + PND 2023 Inserido na operação estatística “Estatísticas dos Recursos Humanos do Ensino Superior”, o Inquérito ao Pessoal Não Docente - Privado e Público Militar e Policial 2022/2023 é um instrumento de Notação do Sistema Estatístico Nacional de resposta obrigatória que tem por finalidade a recolha e dados respeitantes ao “Pessoal Não Docente” (PND) que exerceu funções nos Estabelecimentos de Ensino Superior Privado e de Ensino Público Militar e Policial. A resposta ao inquérito decorreu entre 19 de junho e 17 de julho de 2023. Mais informações sobre o PND RENATES O Registo Nacional de Temas de Tese de Doutoramento em Curso e de Doutoramentos Concluídos (RENATES) é um instrumento de inquirição para a recolha de dados relativos às teses de doutoramento em curso, aos doutoramentos realizados em Portugal, às equivalências atribuídas pelas universidades portuguesas, aos registos do grau de doutor comunicados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e aos mestrados concluídos. Está em curso durante o ano inteiro. Mais informações sobre o RENATES NEEES –Alunos 2023 O inquérito às Necessidades Especiais de Educação nos Estabelecimentos de Ensino Superior –Alunos 2022/2023 teve como principais objetivos o de recolher a informação sobre o número de inscritos com necessidades especiais de educação (NEE) em estabelecimentos de ensino superior. A resposta ao inquérito decorreu entre 17 de abril e 3 de julho de 2023. Mais informações sobre as NEEES

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