Info DGEEC N.º 3

Aceda à Publicação 29 O ENSINO DA INFORMÁTICA NAS ESCOLAS DA EUROPA Num momento em que a União Europeia concentra os seus esforços para que a população adulta aumente os seus níveis de competências digitais básicas até 2030, a DGEEC apresenta, através da Rede Eurydice, a versão portuguesa do relatório que relata de que forma os jovens europeus são preparados nas escolas para se tornarem cidadãos ativos, participativos e responsáveis, capaz de responder aos desafios tecnológicos e digitais da atualidade. O presente relatório oferece uma análise comparativa abrangente sobre o ensino da informática, enquanto disciplina distinta, no ensino básico e no ensino secundário, para o ano letivo de 2020/2021, retratando a realidade de 39 sistemas educativos, em linha com a meta europeia de reduzir o número de baixo desempenho por parte dos alunos ao nível de competências digitais. Ideias gerais do relatório • Mais de um terço dos sistemas educativos inicia o ensino da informática entre os 3.º e 5.º anos de escolaridade, geralmente como uma disciplina autónoma e obrigatória ou integrada noutras disciplinas obrigatórias. Em Portugal, as TICsão uma área de aprendizagem transversal ao currículo, nomeadamente nos primeiros 4 anos de escolaridade obrigatória. • Em grande parte dos países, quanto mais avançamos na escolaridade obrigatória, mais o ensino da informática é lecionado de forma distinta, podendo ser de carácter obrigatório ou opcional. Info N.º 3 Julho 2023 Quando é que os alunos começam a estudar informática na Europa? Em que se concentra o ensino na escola? Este relatório da Rede Eurydice fornece uma análise comparativa abrangente do ensino de informática nas escolas básicas e secundárias gerais em 2020/2021 em 39 sistemas educativos europeus. Saiba mais em https://eurydice.eacea.ec.europa.eu/publications/informatics-education-school-europe • Portugal aparece como um dos países que tem desenvolvido programas específicos para aumentar a proporção de mulheres que estudam informática e seguem depois as suas carreiras na área das TIC, nomeadamente com o projeto Engenheiras por um Diano âmbito do movimento Portuguese Women in Tech. • Na Europa, os currículos de informática podem ser lecionados por professores habilitados na área da informática, por professores especializados noutras disciplinas curriculares ou por professores generalistas. No caso de terem formação noutras áreas, normalmente são de matemática, ciências, engenharia, tecnologias, ciências naturais ou economia. A informática é uma disciplina autónoma obrigatória A informática é uma disciplina autónoma opcional Os resultados da aprendizagem da informática são incluídos noutras disciplinas Existe autonomia local ou escolar A informática não é ensinada como uma disciplina distinta Informática no currículo do ensino secundário superior geral (CITE 34), 2020/2021 • Algoritmos • Programação • Segurança e proteção • Redes • Consciencialização e empoderamento • Sistemas computacionais • Modelação e simulação • Design e desenvolvimento • Interface com o utilizador Áreas relacionadas com a informática mais/menos estudadas nos países europeus Perfis profissionais dos professores de informática no ensino secundário inferior geral (CITE 24), 2020/2021 Professores especialistas de informática Outros professores especialistas Informática não lecionada como uma disciplina distinta

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