Info DGEEC N.º 3

Aceda à Publicação 28 Info N.º 3 Julho 2023 O Painel de Avaliação da Mobilidade constitui uma publicação da Rede Eurydice sobre os progressos feitos na área da mobilidade para fins de aprendizagem, num país estrangeiro, e do reconhecimento académico das qualificações para todos os cidadãos da União Europeia (UE). Cerca de metade dos sistemas educativos ainda não possui um portal que contenha informações sobre mobilidade para fins de aprendizagem. As instituições de ensino superior dispõem de serviços personalizados que prestam apoio disponibilizando este tipo de informação, sendo que alguns países, no qual se inclui Portugal, recorrem a estudantes ou antigos alunos que tenham tido uma experiência de mobilidade, no âmbito do seu percurso académico, para partilharem a sua experiência e dar o seu testemunho. PAINEL DE AVALIAÇÃO DA MOBILIDADE Relatório sobre o Ensino Superior 2022/2023 1. Informação e orientação sobre a mobilidade para fins de aprendizagem A aprendizagem de uma língua estrangeira é obrigatória em quase todos os sistemas de ensino europeus. Tipicamente, os alunos devem aprender uma língua estrangeira durante 10 a 12 anos, sendo que em Portugal esta realidade acontece durante 9 anos de escolaridade, havendo lugar à frequência de uma segunda língua a partir do 7.º ano de escolaridade do ensino básico. 2. Preparação em línguas estrangeiras À semelhança de França e Itália, Portugal oferece a possibilidade aos estudantes de terem acesso ao sistema de financiamento no ensino superior por via de bolsas ou de empréstimos, e de usarem esses apoios para fins de mobilidade de crédito ou de grau. 3. Portabilidade de bolsas e empréstimos Menos de um quarto dos sistemas de ensino incentivam as suas instituições de ensino superior a prestar especial atenção à participação de estudantes provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos em programas de mobilidade, sendo Portugal, por exemplo, um dos países que assume cada vez mais esse compromisso político, ao implementar medidas de apoio, elaborar recomendações e aplicar incentivos. 4. Apoio à mobilidade dos estudantes de contextos socioeconómicos desfavorecidos O reconhecimento dos resultados de aprendizagem alcançados durante os períodos de estudo realizados no estrangeiro é essencial para convencer futuros estudantes a participarem numa experiência de mobilidade a curto, médio ou longo prazo. O sistema europeu de ECTS foi estabelecido para facilitar esse processo, contudo, verifica-se que a transferência automática de créditos, ao abrigo desse sistema, ainda não foi totalmente atingida em toda a Europa. 5. Reconhecimento dos resultados de aprendizagem através de ECTS As decisões sobre o reconhecimento estão frequentemente sob a responsabilidade das instituições de ensino superior. Em Portugal, não é exceção e o reconhecimento automático das qualificações ou dos diplomas emitidos por alguns países do Espaço Europeu de Ensino Superior, depende de uma lista de países que tem vindo a ser cada vez mais extensa. 6. Reconhecimento das qualificações Principais resultados ECTS Sonha em estudar noutro país? Descubra quais os países que tornam isso mais fácil e gratificante! O relatório do Painel de Avaliação da Mobilidade revela quão bem os países da UE apoiam a mobilidade para fins de aprendizagem no ensino superior. Saiba mais sobre o reconhecimento das suas competências, as opções de financiamento e a ajuda aos alunos desfavorecidos. Não perca o mapa interativo que resume as principais descobertas do relatório. Consulte aqui a informação: https://national-policies.eacea.ec.europa.eu/mobility-scoreboard

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==