Info DGEEC N.º 3

RESULTADOS ESCOLARES: SUCESSO E EQUIDADE 2018 a 2021 Com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre a equidade no sistema educativo português, através da análise dos resultados escolares dos alunos, a DGEEC desenvolveu um indicador de equidade. Os resultados de 2022 são apresentados neste relatório. O indicador de equidade compara os resultados escolares dos alunos abrangidos pelo programa de Ação Social Escolar (alunos ASE) de um determinado agrupamento de escolas ou território, com a média nacional dos resultados de alunos com perfil semelhante e em escolas do país com um contexto socioeconómico semelhante. Ou seja, avalia se essa unidade (escola ou território) tem resultados superiores, inferiores ou em linha com os resultados nacionais, no seu trabalho com os alunos em condições socioeconómicas mais vulneráveis. O indicador conclusão no tempo esperado permite acompanhar o trajeto de cada aluno ao longo de todo o ciclo e conceber o sucesso não como mera classificação positiva e aprovação no final de um ano de escolaridade, mas sim em termos de conclusão do respetivo ciclo/ nível de ensino com êxito e no tempo esperado, ou seja, sem qualquer retenção ou desistência durante o seu percurso. Nesta publicação foram analisadas várias coortes de alunos que concluíram o respetivo ciclo/ nível de ensino entre 2017/18 e 2020/21. • Quando nos centramos na conclusão no tempo esperado dos alunos abrangidos pelo programa de Ação Social Escolar (ASE) verificamos que os valores são mais baixos. • Contudo, a diferença percentual face ao total dos alunos tende a reduzir-se, nos últimos anos, em todos os ciclos/ níveis de ensino, demonstrando uma tendência geral, muito importante na perspetiva da equidade, de cada vez maior aproximação dos valores dos alunos na conclusão no tempo esperado dos seus níveis/ciclos de ensino face ao total de alunos, por exemplo no 1.º e 3.º ciclos do ensino básico esta aproximação entre 2018 e 2021, foi de 4.4 p.p. (pontos percentuais) e no 2.º ciclo foi de 3 p.p. 24 Aceda ao Estudo Info N.º 3 Julho 2023 Conclusões no tempo esperado dos alunos abrangidos pelo programa ASE, por ciclo de estudos/ nível de ensino, 2018 a 2021 • A conclusão de cada ciclo/ nível de ensino no tempo esperado apresenta uma evolução muito positiva nos últimos anos especialmente até ao 3.º Ciclo do ensino básico. • No ensino secundárioainda existe margem para progressão, tanto nos cursos científicohumanísticos como nos cursos profissionais, pois mais de um quinto dos alunos não conseguiu concluir o ensino secundário nos três anos previstos. • No ensino básico o2.º Ciclo surge como aquele com resultados mais elevados de conclusão, sempre acima dos 90%. Porém importa recordar que se trata do ciclo mais curto (2 anos). Conclusões no tempo esperado, segundo o ciclo de estudos/ nível de ensino, 2018 a 2021 • Destaca-se ainda a subida observada nos cursos profissionais que, para além da aproximação aos valores verificados para o total dos alunos desta oferta de educação e formação (2 p.p.), registaram, nos dois últimos anos valores semelhantes aos cursos científicohumanísticos.

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