Info DGEEC N.º 3

PROVAS FINAIS E EXAMES NACIONAIS PRINCIPAIS INDICADORES 2022 A DGEEC apresenta alguns dos principais indicadores estatísticos sobre resultados escolares obtidos nas provas finais e exames nacionais realizados nas escolas portuguesas em 2022. Este ano, além de divulgar os resultados dos alunos dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário nos exames nacionais, o relatório retoma a apresentação dos resultados dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico nas provas finais de 9.º ano. O cálculo dos diversos indicadores apresentados no relatório foi realizado pela DGEEC a partir das bases de dados da 1.ª fase do Júri Nacional de Exames (JNE) e dos dados reportados pelas escolas de Portugal Continental ao sistema de informação do Ministério da Educação. A informação estatística com desagregação por escola, por agrupamento de escolas, por município, por distrito e por NUTS, está disponível no Portal InfoEscolas. 23 Aceda ao Estudo Info N.º 3 Julho 2023 3,1 3,0 3,0 3,4 3,1 2,9 2,7 2,6 2,9 2,6 3,0 2,5 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0 2015 2016 2017 2018 2019 2022 Português Matemática Classificação média nacional (escala 1-5) nas provas do 3.º ciclo, 2015 –2022 Principais resultados ensino básico geral e/ou artístico especializado –9.º ano Principais resultados ensino secundário –cursos científico-humanísticos Classificação média nacional (escala 0-20) nos exames nacionais, por disciplina, 2022* História A 12,5 + Matemática Aplicada às Ciências Sociais 10,7 - *Disciplinas com mais de 5 000 alunos a exame 2,5 Matemática 2,9 Português Classificaçãomédia nacional (escala 1-5) nas provas do 3.º Ciclo - 2022 93 738 alunos | 183 611provas (1.ª fase) Raparigas > Rapazes 2,6 2,5 Raparigas > Rapazes 3,0 2,7 Sem escalão > Escalão B > Escalão A 2,7 2,3 2,0 Sem escalão > Escalão B > Escalão A 3,0 2,7 2,5 Sexo Ação Social Escolar (ASE) 109 151 alunos | 148 584 provas (1.ª fase) 1,4 provas por aluno 2021 2022 - 2% alunos | - 2,4% provas ▪As classificações médias na maioria das disciplinas variaram entre os 11 e os 12 valores (numa escala de 0 a 20). ▪Face a 2021, verificou-se em 2022 umdecréscimo das classificações médias na generalidade das disciplinas, como por exemplo nas disciplinas de Geometria Descritiva A (- 1,6 valores), Português (-1,2 valores), Filosofia e Biologia e Geologia (ambas -1,1 valores); e um aumento das classificações médias nas disciplinas de Física e Química A (+1,6 valores), Matemática A (+1,2 valores) e Geografia A (+0,9 valores).

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==