TRANSIÇÃO ENTRE O ENSINO SECUNDÁRIO (2020/2021) E O ENSINO SUPERIOR (2021/2022) 12 Info N.º 3 Julho 2023 Aceda à Publicação A publicação Transição entre o ensino secundário (2020/2021) e o ensino superior (2021/2022) tem como objetivo apresentar os principais resultados da análise do percurso dos jovens que concluíram o ensino secundário no ano letivo de 2020/2021, em Cursos CientíficoHumanísticos (CCH), Cursos Profissionais (CP), Cursos com Planos Próprios (CPP) e Cursos Artísticos Especializados (CAE), em Portugal Continental, no ano letivo subsequente (2021/2022). • Na generalidade, verificou-se que 85% dos alunos que prosseguiram estudos numa Instituição de Ensino Superior (IES) concluíram o ensino secundário em CCH, 13% em CP e 2% noutros cursos (CPP ou CAE). São fontes de dados deste estudo as Estatísticas da Educação e o Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior (RAIDES). Os resultados são apresentados sob a forma de taxas de transição para o ensino superior, associadas aos diferentes grupos de alunos, desagregadas por oferta e área do curso frequentado no ensino secundário, localização da escola de origem (Distrito/Concelho) e tipo de situação no ano letivo subsequente (em curso conferente de grau; CTeSP - Curso Técnico Superior Profissional; Não encontrado a estudar). 85% 13% 2% CCH CP Outros • Dos alunos que concluíram o secundário em CCH, a sua maioria encontrava-se a estudar em cursos conferentes de grau superior (75%) e 2% em CTeSP. • Tantos os CPPcomo os CAEapresentam taxas semelhantes de transição para cursos conferentes de grau (63% e 66%, respetivamente), sendo que os primeiros apresentam uma taxa de transição para CTeSP de 6% e os segundos uma taxa de 1%. • Nos alunos que concluíram CP a taxa de transição para cursos conferentes de grau situa-se em 12%, apresentando, a mais alta taxa de transição para CTeSP (12%), quando comparada com a taxa das restantes ofertas de educação e formação de ensino secundário. 33% 63% 66% 82% 83% 0% 2% 2% 2% 1% 67% 35% 32% 16% 16% 0% 50% 100% P. E. Estrangeiros Línguas e Humanidades Artes Visuais Ciências e Tecnologias C. Socioeconómicas Estuda numa IES para grau superior Estuda numa IES em cursos TeSP Não encontrado a estudar em IES • De entre os alunos que concluíram CCH foram os alunos provenientes das áreas de Ciências Socioeconómicas e Ciências e Tecnologias que apresentaram maior prosseguimento de estudos em IES (84% e 83%, respetivamente), seguidas das áreas de Artes Visuais (68%), Línguas e Humanidades (65%) e Planos de Estudos Estrangeiros (33%). 60% 63% 12% 75% 1% 6% 12% 2% 38% 30% 76% 23% 0% 20% 40% 60% 80% 100% CAE CPP CP CCH Estuda numa IES para grau superior Estuda numa IES em cursos TeSP Não encontrado a estudar em IES
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