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REGIÕES EM NÚMEROS 2020/2021 EDUCAÇÃO Publicação, editada em cinco volumes, que tem por objetivo disponibilizar à comunidade educativa, informação e indicadores estatísticos oficiais relativos a processos formais de educação e formação, desde a educação préescolar, aos ensinos básico e secundário, desagregados por NUTS e municípios do Continente. 8 Aceda à Publicação e ao Sistema de consulta de Informação A publicação existe nas versões pdf, xlsx e ods, bem como num sistema de consulta de informação navegável, e mostra a evolução dos principais indicadores a eles associados entre os anos letivos 2011/2012 e 2020/2021, explicitamente: • crianças inscritas na educação pré-escolar; • alunos matriculados nos ensinos básico e secundário; • docentes em exercício de funções em jardins de infância e estabelecimentos de ensino; • jardins de infância e estabelecimentos de ensino; • taxas de retenção e desistência; • taxas brutas e taxas reais de escolarização; • e número médio de alunos por computador. Os dados de origem foram obtidos no âmbito da informação estatística editada pela DGEEC, nas publicações “Estatísticas da Educação”, “Séries Cronológicas –50 Anos de Estatísticas de Educação”, “Perfil do Docente” e “Recursos Tecnológicos das Escolas”. 9,5 10,2 9,8 7,8 6,4 5,4 5,0 3,7 2,2 3,1 19,7 18,8 18,2 16,4 15,5 14,9 13,6 12,9 8,4 8,1 2011/12 2012/13 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 Ensino básico Ensino secundário Algarve 11,3% + Norte 5,7% - Ensino Secundário Alentejo 4,6% + Norte 1,8% - Taxa de retenção e desistência nos ensinos básico e secundário Continente, 2011/12 a 2020/21 Ano letivo 2011/12 2012/13 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 Continente 9 828 9 424 8 891 8 449 8 350 8 175 8 065 7 975 7 924 7 861 Público 7 158 6 798 6 263 5 851 5 781 5 637 5 568 5 478 5 412 5 336 Privado 2 670 2 626 2 628 2 598 2 569 2 538 2 497 2 497 2 512 2 525 Os dados encontram-se sistematizados em tabelas, como as do exemplo a seguir, e permitem traçar retratos territoriais do sistema, uma vez que é apresentada cada tabela por região e município. Retrato Geral –Estabelecimentos, por natureza e ano letivo (N.º) Ensino Básico • Ao nível da NUTS II, as taxas de retenção e desistência, nos ensinos básico e secundário, são mais baixas na região Norte. Esta tendência é verificada em todos os anos letivos da série de dados. Por sua vez, o Alentejo regista as taxas mais elevadas de retenção e desistência no ensino básico, desde 2019/2020, e o Algarve no ensino secundário, em toda a última década, à exceção de 2018/2019. Taxa de retenção e desistência 2021 • O N.º médio de alunos por computador com ligação à internet decresceu substancialmente em 2020/21, efeito sobretudo da implementação do “Projeto Escola Digital”. 4,5 2019/ 2020 2,0 2020/ 2021 N.º alunos/computador com ligação à internet, Continente Info N.º 1 Jan. 2023

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