37 EDUCATION AT A GLANCE 2022 Uma das mais relevantes fontes de informação sobre indicadores e dados estatísticos associados a processos formais de educação e formação, e respetivos resultados (educacionais, sociais e no mercado de trabalho). O lançamento do Relatório da OCDE decorreu em Portugal, no dia 3 de outubro, na Reitoria da Universidade de Lisboa A sessão contou com as boas-vindas do Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, a abertura do Diretor-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Nuno Neto Rodrigues, a apresentação do estudo por parte do Chefe da Divisão de Assessoria e Implementação de Políticas da Direção da Educação e Competências da OCDE, Paulo Santiago, bem como com as intervenções do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira e do Ministro da Educação, João Costa. Principais resultados • Entre 2000 e 2021, a proporção de jovens portugueses com o ensino superior aumentou 35 pontos percentuais, mais do que os 20 registados em média na OCDE. • Portugal é um dos 24 países da OCDE onde o ensino superior é o nível de escolarização mais comum entre os jovens. • Em Portugal, em 2020, os trabalhadores com ensino secundário completo ganhavam cerca de 25% mais do que os trabalhadores com qualificações inferiores; os indivíduos com formação superior ganhavam o dobro. • A percentagem de jovens entre os 18 e os 24 anos que não estão empregados, nem a frequentar programas de educação e formação (NEET) é, em Portugal, de 14,3%, valor inferior aos 16,1% registados, em média, na OCDE. Aceda à Apresentação do Relatório Saiba mais sobre o Education at a Glance • A taxa de abandono escolar precoce decresceu para menos de metade nos últimos seis anos (de 13,7% em 2015, para 5,9% em 2021). • Portugal destaca-se da média da OCDE ao nível da percentagem de crianças entre os 3 e os 5 anos inscritas na educação pré-escolar (93%), face à média de 83%. • Em Portugal, em todos os níveis de ensino, o corpo docente é simultaneamente preparado, experiente, mas envelhecido. • Os salários dos professores e diretores de escola portugueses estão acima dos valores médios registados na OCDE, porém, entre 2015 e 2021, aumentaram 3% em média, aquém dos 6% da média da OCDE. • Os salários médios dos professores são superiores aos rendimentos de outros trabalhadores com as mesmas qualificações (33,1%). No Education at a Glance 2022, a OCDE sublinha ainda o efeito da pandemia COVID -19 nas aprendizagens, bem como o esforço na definição e implementação de programas de apoio. Info N.º 1 Jan. 2023
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==