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Garantia de vaga Profissionalização do pessoal Requisito para o ensino superior Desenvolvimento profissional contínuo Orientações educativas Aceda ao Relatório 33 INDICADORES ESTRUTURAIS DE MONITORIZAÇÃO Sistemas de educação e formação na Europa 2022: síntese das principais reformas desde 2015 Relatório da Rede Eurydice que contempla diversos indicadores estruturais sobre as políticas de educação e formação. Este relatório tem um olhar específico sobre a educação e acolhimento na primeira infância, as competências básicas, o abandono precoce de educação e formação e o ensino superior. É possível ainda encontrar uma breve síntese das principais reformas implementados desde 2015 nestas áreas. Pela primeira vez, o relatório inclui um conjunto de indicadores sobre educação digital que procuram corresponder às prioridades estratégicas delineadas pelo Plano de Ação sobre Educação Digital (20212027) da Comissão Europeia. A atualização de 2022 dos indicadores estruturais abrange todos os EstadosMembros da UE, bem como a Albânia (apenas para a parte sobre competência digital), Bósnia-Herzegovina, Islândia, Liechtenstein, Montenegro, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia e Turquia. Educação e acolhimento na primeira infância Competências básicas O abandono precoce da educação e formação • De acordo com os dados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), o baixo desempenho continua a ser um desafio na Europa. Várias medidas têm sido tomadas no sentido de serem promovidas as competência básicas: • Testes nacionais estandardizados • Relatórios nacionais sobre desempenho • Uso do desempenho do aluno na avaliação das escolas • Formação inicial de professores • Recursos adicionais para as escolas com um número elevado de alunos desfavorecidos Recolha de dados baseada no registo individual do aluno Aumento da flexibilidade no percurso escolar Apoio a alunos com língua materna diferente Abordagem da temática nas formações inicial e contínua de professores Oferta de orientação profissional nas escolas Apoio à reintegração dos alunos que abandonaram os sistema de educação e formação Ensino Superior • Foram identificados cinco aspetos principais relacionados com a qualidade na educação e cuidado na primeira infância: • Os indicadores estruturais sobre o abandono precoce da educação e formação centramse em determinadas políticas e medidas que, em conjunto, abrangem as três grandes áreas de atuação –prevenção, intervenção e compensação: Metas para aumentar a participação dos grupos subrepresentados Monitorização das características do corpo discente Reconhecimento da aprendizagem formal e nãoformal Taxa de participação requerida para assegurar a qualidade Financiamento com foco na dimensão social • Os cinco indicadores estruturais foram desenvolvidos de acordo com as prioridades da UE e na sequência da comunicação da Comissão «Apoiar o crescimento e o emprego: uma agenda para a modernização dos sistemas de ensino superior da Europa». Entre os principais objetivos da Comunicação estão dois objetivos políticos interligados: aumentar e ampliar a participação e melhorar a qualidade e relevância de ensino superior. Competências Digitais nas Escolas • A seleção de indicadores no âmbito desta temática é baseada nas duas prioridades estratégicas: promover o desenvolvimento de um ecossistema europeu de educação digital e melhorar as competências digitais (conhecimentos, competência e aptidão) de todos os alunos para a transformação digital com vista a um mundo mediado por tecnologias digitais. • Curso inicial obrigatório e ajustes no currículo • Resultados de aprendizagens baseados nas competências digitais • Preparação dos professores para o ensino das competências digitais • Avaliação das competências digitais dos alunos • Ecossistema de educação digital nas escolas • Nomeação de coordenadores digitais das escolas • Plano Digital da Escola como requisito de topo • Critério na avaliação externa das escolas Info N.º 1 Jan. 2023

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