InfoDGEEC1

SITUAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO Situação após 3 anos dos alunos que ingressam em cursos científico-humanísticos e em cursos profissionais –2020/2021 Dois estudos com os dados atualizados das séries das Estatísticas da Educação, iniciadas em 2018, sobre o ingresso de alunos em cursos científico-humanísticos e em cursos profissionais, em Portugal Continental, entre os anos letivos 2012/2013 e 2018/2019. Têm como intuito analisar a situação dos alunos três anos após o seu ingresso em cada tipo de oferta de educação e formação. A finalidade destes relatórios é produzir informação sobre quantos alunos: - concluíram os seus cursos na duração prevista (três anos letivos); - permaneceram nos cursos sem os concluir; - transitaram para outra oferta de educação e formação; -"abandonaram" os sistema de educação e formação. Situação após 3 anos dos alunos que ingressaram em cursos profissionais, por ano de ingresso 53% 56% 60% 63% 62% 65% 70% 27% 24% 22% 21% 21% 19% 17% 6% 6% 5% 5% 4% 4% 3% 14% 15% 13% 12% 13% 12% 10% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Situação em 2014/15 (ingresso em 2012/13) Situação em 2015/16 (ingresso em 2013/14) Situação em 2016/17 (ingresso em 2014/15) Situação em 2017/18 (ingresso em 2014/15) Situação em 2018/19 (ingresso em 2015/16) Situação em 2019/20 (ingresso em 2017/18) Situação em 2020/21 (ingresso em 2018/19) Concluíram um curso profissional Estavam matriculados num curso profissional mas não o concluíram Estavam matriculados noutras ofertas do ensino secundário Não encontrados como matriculados no ensino secundário 30 Aceda aos Estudos Aceda ao Histórico dos Estudos sobre os CCH e sobre os Cursos Profissionais 55% 57% 60% 59% 62% 69% 76% 32% 30% 27% 28% 25% 18% 14% 11% 10% 10% 10% 10% 10% 8% 3% 3% 3% 2% 2% 3% 2% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Situação em 2014/15 (ingresso em 2012/13) Situação em 2015/16 (ingresso em 2013/14) Situação em 2016/17 (ingresso em 2014/15) Situação em 2017/18 (ingresso em 2015/16) Situação em 2018/19 (ingresso em 2016/17) Situação em 2019/20 (ingresso em 2017/18) Situação em 2020/21 (ingresso em 2018/19) Concluíram um CCH Estavam matriculados num CCH mas não o concluíram Estavam matriculados noutras ofertas do ensino secundário Não encontrados como matriculados no ensino secundário Situação após 3 anos dos alunos que ingressaram em cursos científico-humanísticos, por ano de ingresso Em ambos os tipos de ingresso (cursos profissionais e cursos científico-humanísticos), verifica-se um aumento gradual das percentagens dos que concluem os seus cursos no tempo esperado. É nos cursos profissionais que se verificam as taxas de abandonomais elevadas, situando-se nos 10% para os alunos que ingressaram em 2018/2019 (sendo de 2% para os que ingressaram nos CCH). 76% Ensino básico Geral 44% CEF • Dos alunos que ingressaram em cursos profissionais em 2018/2019, 70% concluíram no tempo esperado. Para os provenientes do ensino básico geral, a percentagem foi 76% e para os provenientes dos Cursos de Educação e Formação foi 44%. 86% Cursos Artísticos Especializados 76% Ensino básico Geral • Dos alunos que ingressaram em cursos científico-humanísticos em 2018/2019, 76% concluíram o curso em 2020/2021, percentagem que é idêntica para os provenientes do ensino básico geral e mais elevada para os provenientes de Cursos Artísticos Especializados (86%). Taxa de conclusão dos Cursos profissionais, por oferta de proveniência do ensino básico, 2020/2021 Taxa de conclusão dos CCH, por oferta de proveniência do ensino básico, 2020/2021 Info N.º 1 Jan. 2023

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==